Perguntas frequentes

1. O que é PCR?

A parada cardiorrespiratória (PCR) é caracterizada pela interrupção da circulação sanguínea, decorrente da suspensão súbita e inesperada dos batimentos cardíacos.
A PCR é a principal causa de mortes rápidas e inesperadas e ela ocorre com mais frequência fora do hospital.

2. O que é RCP?

RCP significa ressuscitação cardiopulmonar.
A RCP pode ser definida pelo conjunto de manobras realizadas por profissionais de saúde, ou por leigos, para reverter a parada cardiorrespiratória (PCR) e manter a oxigenação e perfusão tecidual adequadas.
Uma das formas de fazer com que o sangue volte a circular pelo organismo é realizar a RCP imediatamente. Contudo, mesmo com os avanços recentes, menos de 40% dos adultos em uma parada cardiorrespiratória recebem ressuscitação cardiopulmonar iniciada por leigos e menos de 12% têm um desfibrilador externo automático (DEA) instalado antes da chegada do serviço médico.

O que mais dificulta o atendimento à vítima é o fato de que grande parte das paradas cardiorrespiratórias acontecem fora do ambiente hospitalar (em casa, no trabalho, ou durante o lazer) e poucas são as pessoas que sabem como proceder em situações como essa.

3. Qual a diferença do ataque cardíaco e parada cardíaca?

Ataque cardíaco: é quando o fluxo sanguíneo para parte do músculo cardíaco é interrompido. O ataque cardíaco ocorre quando se forma um coágulo em um vaso sanguíneo que transporta oxigênio para o músculo cardíaco.

Parada cardíaca: ocorre quando o coração desenvolve um ritmo anormal e não consegue bombear sangue para o cérebro, pulmões e outros órgãos.

4. Por que os adolescentes e adultos que desmaiam subitamente não precisam de respiração boca a boca nos primeiros minutos após sofrer parada cardíaca?

Quando um adolescente ou um adulto sofre uma parada cardíaca subitamente, seus pulmões e sangue ainda contêm oxigênio suficiente para manter os órgãos vitais saudáveis durante os primeiros minutos, desde que alguém realize compressões torácicas de alta qualidade (com interrupção mínima) para bombear sangue ao coração e para o cérebro. Na maioria das vezes, o coração entra num ritmo anormal chamado de fibrilação ventricular. Esse ritmo faz com que o coração trema e, por isso, não bombeia sangue adequadamente para os órgãos.
Antes de um colapso súbito, o adolescente ou o adulto provavelmente estava respirando normalmente. Isso significa que pode haver oxigênio suficiente no sangue da pessoa durante os primeiros minutos após a parada cardíaca. Por esta razão, a coisa mais importante que alguém perto da vítima pode fazer por uma vítima em parada cardíaca súbita é bombear sangue para o cérebro e para o coração. Por tanto, é fundamental que a pessoa próxima realize compressões torácicas de alta qualidade com interrupções mínimas. Interrupções nas compressões para realizar respiração boca a boca pode levar oxigênio adicional para os pulmões, mas o benefício desse oxigênio pode ser compensado se você mantiver o fluxo de sangue para o cérebro e músculo cardíaco, mantendo as compressões torácicas.

5. Há momentos em que eu deva realizar RCP convencional com ventilações?

Sim. Há muitas emergências médicas, como por exemplo o engasgo, que fazem com que uma pessoa não responda e pare de respirar normalmente. Nessas emergências, a RCP convencional, que inclui as compressões torácicas e a respiração boca a boca, pode proporcionar mais benefícios do que a RCP somente para as mãos.
A American Heart Association recomenda a RCP com uma combinação de respirações e compressões para:
• Todos os bebês (até a idade 1)
• Crianças (até a puberdade)
• Todas as vítimas de afogamento, overdose de drogas, colapso devido a problemas respiratórios ou parada cardíaca prolongada.

6. Quem pode realizar RCP somente com as mãos?

Qualquer pessoa que tenha confiança e/ou tenha recebido um treinamento para realizar compressões torácicas.

7. A RCP somente com as mãos aumenta a chance de alguém próximo à vítima tomar atitude em uma emergência cardíaca?

Sim. Cidadãos que não tinham sido treinados em RCP nos últimos cinco anos disseram que seriam mais propensos a realizar RCP somente com as mãos em um adolescente ou adulto que cai de repente. Além disso, a RCP somente com as mãos é uma opção fácil de lembrar e eficaz para pessoas que já foram treinadas em RCP antes, mas ficam com medo de ajudar porque não estão confiantes de que podem se lembrar como realizar os passos da RCP convencional.

8. Quem deve receber RCP somente com as mãos?

Recomenda-se a RCP somente com mãos em adolescentes ou adultos que você vê de repente perder a consciência.

9. Posso realizar compressões torácicas em cima da cama?

Não!
As compressões bombeiam o sangue do coração para o restante do corpo. Para realizar compressões torácicas de alta qualidade, coloque a vítima em uma superfície rígida e firme, como o chão.
Se a vítima estiver em uma superfície flexível, como um colchão, a força usada para comprimir o tórax irá afundar o corpo e as compressões não serão eficazes.

10. O que é um DEA?

DEA significa Desfibrilador Externo Automático.
É um equipamento portátil, com poucos botões, que é programado para reconhecer ritmos de parada cardíaca que chamamos de fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso. Ambos os ritmos precisam ser tratos com choque que chamamos de desfibrilação.
A maioria das paradas cardíacas em adulto ocorrem, ao menos inicialmente, nesses ritmos e por isso a importância de rapidamente ter um DEA disponível.

11. Quem pode utilizar um DEA?

O DEA não é de uso exclusivo de profissionais da saúde.
Todo cidadão com treinamento pode utilizar um DEA.